SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL E A SAÚDE DA MULHER

Mulher deitada no sofá com dor na barriga.

Embora não haja muitas diferenças entre as doenças gastrointestinais que acometem ambos os sexos, vários transtornos ocorrem com maior frequência, ou de maneira diferente, nas mulheres. Esse é o caso da Síndrome do Intestino Irritável (SII) que, de acordo com pesquisas, alcança cerca de 15% de toda população mundial e atinge cerca de 4X mais público feminino.

Também conhecida como síndrome do cólon irritável, a SII é uma doença funcional que ocorre no trato gastrointestinal e que tem como principais sintomas o desconforto e/ou a dor abdominal recorrente. Ela causa sintomas como dor na barriga, excesso de gases, prisão de ventre, diarreia, fezes com muco, náuseas e vômitos. Os mesmos podem surgir sem nenhuma causa específica. Nas mulheres, especificamente, gera menor qualidade de vida, atinge inclusive suas relações profissionais, pessoais e sociais. 

Imagem do intestino apontando sua relação com outros órgãos do corpo humano.

Apesar de não haver cura, a síndrome do intestino irritável pode ser controlada com mudanças na alimentação e diminuição do estresse, por exemplo. Além disso, o uso de medicações pode aliviar seus sintomas.

POSSÍVEIS CAUSAS DA SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL

Não há como se afirmar a causa exata que provoca essa síndrome. Porém, acredita-se estar relacionada a muitos fatores e a alterações no eixo que liga cérebro-intestino e que influencia no funcionamento intestinal.

Ainda assim, é fato que entre os fatores desencadeantes da SSI estão estresse, ansiedade, depressão, alergias ou intolerâncias alimentares e infecção intestinal, por exemplo. 

COMO A SSI ALTERA O FUNCIONAMENTO DO INTESTINO NAS MULHERES?

Nas mulheres, acredita-se que os fatores hormonais e também emocionais possam ser causas para desencadear a síndrome do intestino irritável. 

Mulher com síndrome do intestino irritável apresentando dor na barriga.

Dentre os fatores hormonais, deve-se destacar que, durante o período de TPM (tensão pré-menstrual), as mulheres passam por diversas alterações de humor. Essas fazem com que os sintomas ocorram com maior intensidade. Além disso, a própria alteração hormonal que ocorre nesse período já provoca modificações na função e motilidade intestinal.  

Quanto aos fatores emocionais, indivíduos que sofrem com a ansiedade, o estresse e a depressão, ou ainda com outros transtornos mentais, têm maior probabilidade de desenvolver a síndrome, uma vez que a doença tem características psicossomáticas. 

TRATAMENTOS PARA O DISTÚRBIO FUNCIONAL DO INTESTINO

O tratamento para a síndrome do intestino irritável deve ser feito sob a orientação médica. O principal objetivo é o de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa, uma vez que não há cura para a doença.

No caso de a SII estar associada à saúde física, medicações como analgésicos, laxantes e antidepressivos podem ser indicados como alternativas. Além disso, o uso de probióticos ajudará a equilibrar a flora intestinal da paciente.

síndrome do intestino irritável

Entretanto, se forem fatores emocionais os desencadeadores da doença, o acompanhamento psicológico é fundamental! Por meio da terapia, a paciente identificará as questões emocionais que necessitam ser trabalhadas a fim de amenizar os sintomas e aprender a lidar com o que gera desconforto e provoca crises.

Também vale investir em terapias alternativas como reiki, técnicas de respiração, meditação, yoga, entre outras, que possam trazer tranquilidade ao dia a dia da paciente. E, é claro, manter uma dieta adequada, longe de produtos que possam ser agravantes para os portadores da síndrome. Alguns alimentos ajudam na prevenção e alívio dos sintomas, são eles:

  • Frutas: tangerina, mamão, melão e uvas;
  • Legumes e verduras: abóbora, cebolinha, cenoura e pepino;
  • Laticínios sem lactose: leite sem lactose e iogurte sem lactose;
  • Proteínas: carne, peixe, ovos ou frango;
  • Oleaginosas: amendoim, pinhão e nozes;
  • Tubérculos: aipim, batata e batata doce.

Você sofre dessa síndrome ou está desconfiada de que é portadora? Agende um horário e vamos conversar no Espaço Mulher! Iremos encontrar, juntas, a melhor alternativa para os seu caso.

Categorias
Iniciar Conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?