Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre bioimpedância, seja ao ingressar em uma academia para realizar atividades físicas, seja em consulta médica ou com nutricionista para elaborar um plano de emagrecimento. Entretanto, nem sempre há o questionamento a respeito de sua importância ou de sua necessidade para a saúde corporal.
O que é bioimpedância? Este é um exame cuja finalidade é analisar a composição corporal da pessoa, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura que o compõem. Dessa forma, é possível realizar o diagnóstico correto do peso corporal e avaliar se o que ocorre é inchaço ou, na verdade, excesso de peso, ou ainda, se há necessidade de ganho de peso. A partir dele é possível elaborar um plano adequado para cada caso, que atinja as metas desejadas.
O exame de bioimpedância é não invasivo, rápido e indolor. Costuma ser realizado a cada 3 ou 6 meses para que haja comparação dos resultados obtidos e se verifique a evolução da composição corporal. Caso necessário, poderá ser feito um ajuste no planejamento.
COMO O EXAME DE BIOIMPEDÂNCIA É REALIZADO?
Esse exame se faz em balanças especiais que possuem placas de metal as quais conduzem corrente elétrica fraca que atravessa todo o corpo por meio dos pés. Existe uma infinidade de marcas e modelos de aparelho que realiza o teste de bioimpedância; grande parte deles envia uma corrente elétrica por meio dos pés, bastando simplesmente que a pessoa pise descalça e sem meias diretamente nas placas metálicas que estão na base.
A corrente elétrica emitida percorre todo o corpo e calcula todos os índices necessários, usando algoritmos específicos. Assim, além de demonstrar o peso atual do indivíduo, o aparelho também mostra a quantidade de músculo, gordura, água e até as calorias que o corpo queima ao longo do dia; tudo isso considerando sexo, idade, altura e intensidade do exercício físico. Com isso, pode-se determinar qual a faixa ideal de peso do mesmo.
É PRECISO ALGUM TIPO DE PREPARO ANTERIOR AO EXAME?
Para garantir que os resultados do exame de bioimpedância sejam exatos, é necessário tomar algumas medidas:
- Suspender o uso de medicamentos diuréticos, de acordo com orientação profissional;
- Evitar comer, beber café ou fazer exercício físico nas 4 horas anteriores;
- Não ingerir bebida alcoólica por 24 a 48 horas anteriores ao exame;
- Estar fora do período pré-menstrual;
- Não ter praticado atividade física intensa nas últimas 24 horas;
- Beber 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame, fundamental para que a corrente elétrica flua adequadamente pelo corpo;
- Urinar pelo menos 30 minutos antes do exame;
- Usar roupas leves.
COMO É INTERPRETADO O RESULTADO?
Além do peso e do Índice de Massa Corporal (IMC), os diferentes valores oferecidos pelos aparelhos, ou balanças, de bioimpedância são:
Massa Gorda : a quantidade de massa gorda pode ser apresentada em porcentagem ou em Kg, dependendo do tipo de aparelho. Já os valores recomendados variam de acordo com o sexo e a idade da pessoa em forma de porcentagem. O ideal é que o valor esteja no intervalo referido como normal. Acima desse valor, há muita gordura acumulada, aumentando o risco de várias doenças, como obesidade ou diabetes, por exemplo;
Massa Magra : o valor de massa magra indica a quantidade de músculo e de água existente no organismo. Da mesma forma que a massa gorda, o ideal é que a massa magra se encontre no intervalo de valores normais. Normalmente, o valor encontrado na aferição é usado para avaliar os resultados de um plano de treino, por exemplo. Isso porque permite verificar se o indivíduo está ganhando músculo com o tipo de exercício planejado;
Massa Muscular : sua quantidade mostra o peso dos músculos dentro da massa magra, excluindo a água e outros tecidos corporais, por exemplo. Nesse tipo de massa, também se incluem os músculos lisos de alguns órgãos, como o estômago ou o intestino, assim como o músculo cardíaco. A tendência, caso haja plano de treino associado à alimentação equilibrada, é que a massa muscular aumente ao longo das avaliações de bioimpedância. Isso pois, quanto maior for a quantidade de músculo, maior será a quantidade de calorias gastas por dia, permitindo eliminar o excesso de gordura do corpo e prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares;
Hidratação : os valores de referência para a quantidade de água em homens e mulheres são diferentes: mulher: 45% a 60%; homem: 50% a 65%. Se o corpo está bem hidratado, garante-se a saúde dos músculos, evitam-se câimbras, rupturas e lesões. Nesse quesito, vale o que todos sabemos, o valor de referência aconselhado é a ingestão de 2 litros de água por dia, no mínimo;
Densidade Óssea : o valor de densidade óssea deve ser constante, ao longo do tempo, para que se garanta a saúde dos ossos e se acompanhe a evolução da densidade óssea. Isso é muito importante para avaliar os benefícios da atividade física tanto para idosos como também para pessoas com osteopenia ou osteoporose, por exemplo.
Gordura Visceral : é a quantidade de gordura armazenada na região abdominal, em redor dos órgãos vitais, como coração. O valor pode variar entre 1 e 59, sendo dividido em dois grupos: saudável de 1 a 12, prejudicial de 13 a 59. O excesso de gordura pode provocar várias enfermidades como pressão alta, diabetes e insuficiência cardíaca.
Taxa de Metabolismo Basal : é a quantidade de calorias que o corpo gasta em seu funcionamento. Esse número é calculado a partir de informações como idade, sexo e atividade física que se registra na balança. Tal valor é muito útil para pessoas que querem eliminar ou aumentar o peso, para saberem o quanto precisam ingerir de alimentos (calorias) por dia.
Como pode-se perceber, o exame de bioimpedância é auxiliar, e não necessário, para quem pretende chegar ao peso ideal. Por meio dele é possível estabelecer um plano individual e adequado de atividades físicas e de alimentação para a paciente.
No Espaço Mulher ajudamos você a chegar ao objetivo desejado com segurança e saúde.