VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE SARCOPENIA?

sarcopenia

A Sarcopenia é uma condição caracterizada pela perda de massa muscular com o passar dos anos, especialmente após os 50 anos de idade, mesmo em indivíduos saudáveis. Com o avanço da idade, é comum que a massa muscular seja substituída por gordura com o ganho de peso.

Nesta fase da vida há maior redução da quantidade e tamanho das fibras que formam os músculos, assim como das atividades físicas e, também, redução de hormônios como o estrogênio e a testosterona, consequências do envelhecimento natural. Nas mulheres, em razão da menopausa, isso acaba causando maior impacto.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA SARCOPENIA? 

Os principais sintomas da sarcopenia incluem perda da força muscular, do equilíbrio e do desempenho físico para realizar atividades como caminhar, subir escadas ou se levantar da cama. A condição atinge, aproximadamente, de 5 a 13% das pessoas com mais de 60 anos e até 50% de quem tem mais de 80 anos.

No Brasil, a sarcopenia ocorre com mais frequência em mulheres, principalmente após a menopausa (20% contra 12% nos homens), quando a produção de estrogênio cessa, prejudicando os músculos. Isso, certamente, é resultado do processo de envelhecimento  e das alterações dos hormônios sexuais femininos nesta fase da vida.

sarcopenia

Além disso, outros fatores estão relacionados ao desenvolvimento da sarcopenia: estilo de vida sedentário, ingestão reduzida de proteínas, alterações nos níveis de hormônio do crescimento e aumento da inflamação.

TRATAMENTOS PARA SARCOPENIA   

A recuperação da massa muscular é primordial para as pessoas que tiveram essa perda durante um bom tempo. Quanto antes forem tomadas atitudes para reverter esse quadro, melhor, pois quanto maior a perda, maior será a dificuldade de regeneração e piores os sintomas.

sarcopenia e exercícios físicos

Assim, é importante que seja seguido um tratamento voltado ao ganho de massa magra. Em relação a isso, é fundamental que haja orientação de profissionais, como médicos geriatras ou endócrinos, junto a nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e educador físico.  Os mesmos serão os responsáveis por elaborar um plano de reversão da perda muscular, considerando fatores como:

  • Treino de força com atividade física e fisioterapia;
  • Adaptação da casa para tornar mais fáceis as atividades do dia a dia e de lazer;
  • Ajuste de remédios que podem piorar o apetite ou contribuir para a perda dos músculos;
  • Tratamento e controle de doenças que podem prejudicar o desempenho físico do idoso, como diabetes, alterações intestinais ou do apetite;
  • Dieta rica em proteínas; 
  • Medicamentos e hormônios, apenas em alguns casos necessários e sob orientação médica.

Em alguns casos será indicado o uso de suplementos de proteína. Isso se a alimentação não for suficiente para repor a quantidade de proteínas e calorias necessárias para o paciente.  

A terapia de reposição hormonal em mulheres é outra alternativa de tratamento que parece atrasar a perda de massa muscular relacionada à idade e à acumulação de gordura no músculo esquelético. Estudos científicos mostraram que mulheres na pós-menopausa, as quais foram tratadas com reposição hormonal, tiveram benefíco significativo no que se refere à resistência muscular – cerca de 5% maior do que nas que não utilizaram este tratamento. 

É POSSÍVEL PREVENIR A SARCOPENIA? 

Para evitar a sarcopenia, é importante adotar hábitos saudáveis como: 

  • Ter uma alimentação rica em proteínas, presente em carnes, ovos e derivados do leite, para estimular o crescimento muscular, além de carboidratos, gorduras e calorias para dar energia;
alimentação saudável após os 50 anos
  • Praticar atividades físicas, tanto de força muscular e resistência, como musculação e pilates, por exemplo, quanto aeróbico com caminhadas e corridas, para melhorar a circulação sanguínea e o desempenho do corpo; 
  • Evitar o fumo, uma vez que o cigarro, além de alterar o apetite, compromete a circulação sanguínea e intoxica as células do corpo;
  • Beber cerca de 2 litros de água por dia, mantendo-se hidratado para melhorar a circulação, o ritmo intestinal, o paladar e a saúde das células;
  • Evitar bebidas alcoólicas em excesso, pois este hábito, além de contribuir para a desidratação, prejudica o funcionamento de importantes órgãos do corpo, como fígado, cérebro e coração;
  • Manter acompanhamento médico e realizar exames de rotina e check-ups para identificar e tratar possíveis doenças que possam piorar a perda de massa magra, como diabetes, hipotireoidismo, doenças do estômago, intestino e as relacionadas à imunidade, por exemplo. 

Pode-se perceber que a sarcopenia é uma condição complexa e multifatorial. Inclusive já existem estudos os quais apontam que o envelhecimento do sistema endócrino está implicado no desenvolvimento da sarcopenia. A maioria das alterações hormonais e metabólicas relacionadas à idade tem efeitos prejudiciais sobre a musculatura.

Portanto, a combinação de exercícios físicos e dieta equilibrada sob a orientação de profissionais qualificados são os meios mais eficazes de prevenir ou minimizar a sarcopenia, com ganho ou manutenção da massa muscular. No Espaço Mulher, é possível encontrar todo apoio necessário para a mulher que está passando por essa fase tão significativa na vida.

Categorias
Iniciar Conversa
Olá, como podemos lhe ajudar?